in

Não quer ficar endividado? Veja essas dicas que te ensinarão como usar cartão da forma certa

De fato, para algumas pessoas, fazer uso do cartão de crédito pode ser uma verdadeira armadilha, já que os parcelamentos, limites e a disponibilidade de conseguir um novo cartão podem levar a vida financeira de qualquer um para o fundo do poço.

Por esse motivo, se você já fez dívidas devido ao mau uso do cartão de crédito, não tem controle financeiro e enche a fatura com parcelas a perder de vista, mesmo sabendo que não terá dinheiro para pagar pelos gastos, então aconselho que não use o cartão de crédito até esses problemas serem resolvidos. A chance da sua conta ficar negativada é grande.

Vantagens e desvantagens

Usar o cartão de débito é ótimo para o controle do seu saldo na realização da compra, por você apenas conseguir usar a quantia disponível de dinheiro em sua conta. Para saber o quanto pode gastar durante o mês, basta analisar a sua conta corrente.

Outra boa vantagem do débito é conseguir pagar à vista com desconto. Os comerciantes muitas vezes disponibilizam um preço baixo para quem deseja pagar no débito, pois não precisam arcar com custas tão altas de transação quanto do cartão de crédito.

Por outro lado o crédito é um grande aliado nos meses em que você está um pouco mais apertado com suas finanças, pois possibilita que a conta seja paga no mês seguinte. Claro, apenas faça isso se o seu planejamento financeiro estiver bem organizado e em dia.

Outra vantagem do cartão de crédito são as vantagens que alguns cartões têm como acúmulo de milhas aéreas e acesso a salas VIP dos aeroportos. Esses bônus dependem da bandeira, operadora e de quanto você gasta o mê todo.

Parcelamento

O parcelamento no cartão de crédito pode ser um aliado a quem é muito controlado com as finanças. Já para quem não tem nem ideia do quanto gasta por mês, o parcelamento pode ser um dos maiores inimigos para seu dinheiro.

Quando você não tem nenhuma vantagem ou desconto para pagar à vista, vale a pena parcelar sua compra. Eis um questionamento que irá ajudarna hora de pensar se vale a pena descapitalizar-se na hora ou jogar no cartão: não parcele objetos que você não compraria à vista por serem caros demais. Sempre que for preciso comprar com o preço mais alto e fizer isso através do parcelamento, faça um planejamento financeiro para entender como essa compra encaixa no seu orçamento para os meses seguintes.

Se tiver a opção dos dois?

Para quem não consegue monitorar suas finanças, não recomendo de forma alguma o cartão de crédito, como mencionei anteriormente. Hoje uso bastante o cartão de crédito quando a compra tem o mesmo valor pagando de uma só vez em vários meses, assim também aproveito e acúmulo algumas milhas, porém se tenho a possibilidade de pagar um pouco mais barato, com algum desconto, não penso duas vezes e escolho o débito.

Se tiver dúvidas, fique com o débito! Ele é a forma mais fácil de controlar o seu dinheiro e evitar que você faça compras que não cabem no seu bolso.

Fonte: UOL